Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
A informação estatística é um bem essencial nas sociedades atuais, constituindo um instrumento indispensável para apoio aos mais relevantes processos de decisão, tanto na esfera pública como na privada, e para a realização de análises e estudos de investigação.
A informação estatística interessa, assim, a entidades públicas e privadas, a agentes políticos, a agentes económicos, a analistas e à comunidade académica, proporcionando também, a toda a população, uma vivência mais consciente da sua cidadania.
É através da difusão, que constitui fase fundamental da atividade estatística, que se concretiza e torna visível o cumprimento cabal da Missão das autoridades estatísticas.
A Política de Difusão do INE estabelece os princípios fundamentais a que obedece a difusão das estatísticas oficiais, produzidas direta ou indiretamente sob sua responsabilidade, tendo como referência principal os princípios fundamentais do Sistema Estatístico Nacional aplicáveis: independência técnica, segredo estatístico, qualidade e acessibilidade.
No quadro do estabelecido no ponto 15 do capítulo B da Politica de Difusão do INE, às 9 horas do dia da sua divulgação no Portal do INE, têm acesso prévio, sob embargo, à informação estatística oficial os Diretores dos Serviços Regionais de Estatística das Regiões Autónomas quando estão em causa estatísticas de âmbito nacional com desagregação a nível de NUTS II.
2008