Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Capa da publicação

Digital Digital
Inquérito Comunitário à Inovação - 2016 - 2018
Ano de Edição: 2020


Resumo

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgam informação sobre a inovação empresarial, com base nos dados recolhidos no Inquérito Comunitário à Inovação (CIS), com referência ao período 2016-2018.

O inquérito CIS, com frequência bienal, tem como objetivo a produção e atualização de indicadores estatísticos sobre a inovação nas empresas através de um inquérito harmonizado ao nível europeu, que permite a comparação internacional dos dados, bem como responder a compromissos nacionais e internacionais de recolha, tratamento e disseminação das estatísticas oficiais de Ciência e Tecnologia, nomeadamente os compromissos assumidos com o Eurostat para a produção de estatísticas sobre Inovação.

Em comparação com a edição do CIS2016, o questionário reflete alterações metodológicas e de conceito na sequência da revisão do Manual de Oslo, em que a grande mudança para a definição de inovação empresarial reside na redução da complexidade da definição anterior (baseada em quatro tipos de inovação - produto, processo, organizacional e marketing), para dois tipos principais: inovação de produto e inovação de processo. E também reduz a ambiguidade do requisito para uma mudança significativa, comparando inovações novas e melhoradas aos produtos ou processos existentes na empresa:

•  inovação de produto é um bem ou serviço novo ou melhorado que difere significativamente dos bens ou serviços anteriores da empresa e que foi implementado no mercado.

•  inovação de processo é um processo de negócio novo ou melhorado para uma ou mais funções de negócio que difere significativamente dos processos anteriores da empresa e que foi implementado na empresa.

Nesta edição houve alterações nas variáveis de observação, no método de recolha e no âmbito da população, com a inclusão da totalidade dos setores de atividade económica, pelo que a presente publicação não procede à análise comparativa dos resultados de versões anteriores deste inquérito.

A apresentação dos resultados dos inquéritos anteriores está disponível em INE| Dados Estatísticos | Base de dados e em DGEEC | Estatísticas > Ciência, Tecnologia e Inovação > Inovação (CIS)


Publicação
PDF ICI20162018.pdf (3424 Kb)
Quadros
Excel XLSX (1732 Kb)
ZIP CSV (381 Kb)


________________________
Como citar este documento:

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência ; Instituto Nacional de Estatística - Inquérito Comunitário à Inovação : 2016-2018. Lisboa : INE, 2020. Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/452685463>. ISSN 2184-7983. ISBN 978-989-25-0558-9