«No prosseguimento dos trabalhos congéneres já efectuados em Lisboa e no Porto o Instituto Nacional de Estatística realizou em Coimbra, no período que decorreu de 1 de julho de 1953 a 30 de Junho de 1954, um inquérito às condições de vida de um conjunto de famílias das classes operária e média (funcionários públicos e empregados) considerado representativo de todas as famílias das referidas camadas sociais residentes na cidade.
Nos quatro primeiros capítulos deste volume descreve-se a técnica seguida na realização do inquérito e apresentam-se os respectivos resultados. Estes, possibilitam o conhecimento de alguns dos principais aspectos determinantes do nível de vida da população observada, desde que sejam explorados convenientemente.
O aproveitamento dos dados obtidos pode ser feito de várias formas e com objectivos diversos. O Instituto apenas os utilizou com dois fins. Em primeiro lugar, e como tem acontecido para inquéritos anteriores efectuados noutras cidades, decidiu-se construir um índice de preços no consumidor que reflita as variações verificadas periòdicamente nos preços pagos pela população da cidade de Coimbra (capítulo 5). Em segundo lugar, e isso constitui inovação neste inquérito, resolveu-se estudar as elastecidades de consumo dos grupos de artigos e dos mais importantes artigos consumidos durante o inquérito (capítulo 6).»
Série Estudos
Instituto Nacional de Estatística - Inquérito às condições de vida da população da cidade de Coimbra : 1953-1954. Lisboa : Tipografia Portuguesa, 1958 (Série Estudos ; 30). Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/265007912>