A ESC é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, com o propósito de promover a literacia estatística entre os alunos e os professores.
Os principais objetivos da ESC são: promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística; incentivar os professores a utilizar novos materiais e novos métodos de ensino da estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento estatístico adquirido. Visam também mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade, e ainda promover o trabalho de equipa e a colaboração entre os alunos com vista a alcançar objetivos comuns.
A competição tem duas fases: a nacional e a europeia. Os finalistas da fase nacional de cada país poderão vir a participar na fase europeia. Na fase nacional é utilizada a língua portuguesa; na fase europeia, utiliza-se a língua inglesa.
A competição decorre no ano letivo 2020/2021. A final europeia terá lugar em maio de 2021.
Conjugando os resultados obtidos nas duas avaliações que constituíram esta fase, foram apurados os seguintes finalistas:
Equipa | Pontuação final | Estabelecimento escolar | |
1.º | VERDE (pdf) | 9,411 | Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra) |
2.º | PI (pdf) | 9,280 | Escola Secundária Jaime Cortesão (Coimbra) |
3.º | MATHLETES (pdf) | 9,158 | Escola Secundária Jaime Cortesão (Coimbra) |
4.º | HEMA (pdf) | 9,092 | Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos |
5.º | 3AOCUBO (pdf) | 9,031 | Escola Secundária José Afonso (Loures) |
Equipa | Pontuação final | Escola | |
1.º | LUSITANOS (pdf) | 9,084 | Escola Secundária Sebastião e Silva (Oeiras) |
2.º | ANÓNIMAS (pdf) | 8,966 | Escola Básica Padre Joaquim Flores / Agrupamento de Escolas de Montelongo |
3.º | PYTAGóRICA (pdf) | 8,850 | Escola EBI/JI José Carlos da Maia (Olhão) |
4.º | ESTRELAS (pdf) | 8,801 | Escola Básica Padre Joaquim Flores / Agrupamento de Escolas de Montelongo |
5.º | MATHGIRLS (pdf) | 8,683 | Agrupamento de Escolas João Araújo Correia (Godim – Peso da Régua) |
As duas
equipas com a pontuação mais elevada em cada categoria ficaram
automaticamente apuradas para participar na fase europeia da
Competição.
Os organizadores da fase nacional - Instituto Nacional de Estatística e Banco de Portugal - congratulam-se com o grau de participação obtido, considerando a situação de exceção em que a Competição decorreu, e felicita cada um dos participantes, com natural destaque para os vencedores e os finalistas. Simultaneamente, manifestam a sua expectativa de que esta Competição tenha contribuído para incentivar em todos os que nela participaram o interesse pela Estatística e pelas estatísticas.
É com grande entusiasmo e uma imensa satisfação que anunciamos os resultados da ESC2021.
Apesar do contexto adverso, dada a situação sanitária a nível mundial, inscreveram-se nesta 4.ª edição da ESC mais de
11 000 alunos, de 16 países.
Um júri de especialistas europeus avaliou as 61 candidaturas para escolher os melhores trabalhos em cada categoria: 14-16 anos (30 vídeos) e 16-18 anos (31 vídeos).
Vencedores do grupo 14-16 anos
A equipa TEGLZAROŽE (Eslovénia) obteve o primeiro lugar na faixa etária júnior (14-16 anos), com um vídeo muito divertido sobre o difícil tema da desinformação relativa às vacinas Covid-19. O júri foi sensível à sua abordagem singular e pessoal, combinando boas narrativas e capacidades artísticas – a equipa até criou uma canção!
O segundo lugar foi para a equipa LUSITANOS (Portugal), com o seu vídeo muito bem concebido sobre o “branqueamento ecológico” (greenwashing).
A equipa GIMNACK21 (Croácia) ficou em terceiro lugar, com uma apresentação envolvente sobre a desinformação e a Internet.
As equipas AEROSTATS (França) e ESPRO (Chipre) obtiveram, respetivamente, o quarto e quinto lugares.
Vencedores do grupo dos 16 a 18 anos
Na faixa etária sénior (16-18 anos), o primeiro lugar foi atribuído à equipa VERDE (Portugal). Com uma breve história, o seu vídeo criativo ilustra muito eficazmente como a desinformação se espalha. O júri ficou particularmente impressionado com a clareza da mensagem e com as emoções que o vídeo transmite.
A equipa MARIE (Bélgica) ficou em segundo lugar, com o seu vídeo animado, bem equilibrado, sobre a desinformação no contexto das alterações climáticas.
O vídeo da equipa STATHLETES (Croácia) ocupou o terceiro lugar, com os seus exemplos fortes de notícias falsas.
As equipas PLAN_XY (Eslovénia) e STATS A-ALPEON (Irlanda) completam os cinco primeiros lugares (quarto e quinto, respetivamente).
O júri deste ano, presidido por Tim Allen, Vice-Diretor de Difusão do Eurostat, integrou também outros especialistas e influencers nos campos da estatística, meios de comunicação, educação e economia:
Alessandro Cascavilla, economista e influencer, Itália. Autor do blog “Patto Generazionale”
Anabel Forte, professora de estatística, Universitat de València. Autora do blog “Bayesana”; participa regularmente em programas de rádio de divulgação científica, Espanha
Hanan Abdelrahman, professora de matemática, Inland Norway University of Applied Sciences
Lusine Grigoryan, especialista em literacia no Media Initiatives Center, Arménia
Nina Loginova, membro da direção executiva da European Youth Press
Pauliina Ilmonen, professora de estatística, Aalto University, Finlândia
Petr Mazouch, professor de estatística, Prague University of Economics and Business, República Checa.
Timothée Gidoin, cofundador da Datagora, plataforma e mini-media especializada na democratização das estatísticas públicas, França
Para mais informações, vá a esc2021.eu
Para visualizar todos os vídeos da final europeia, aceda às playlists de cada um dos grupos etários: 14-16 anos e 16-18 anos.
Fase Nacional
Podem participar na competição alunos do 3.º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário.
O registo das equipas é feito nesta página.
As avaliações da fase nacional estarão disponíveis nesta página.
Fase Europeia
Poderão participar na fase Europeia da Competição Europeia de Estatística (ESC) as equipas vencedoras ou classificadas como finalistas na fase nacional da ESC e que foram propostas para participar na fase Europeia pelos seus países.
Mais
informação:
20 de outubro 2020
a 18 de janeiro 2021
19 de janeiro 2021
a 26 de fevereiro 2021
3 de março 2021
a 31 de março 2021
Os participantes terão de realizar duas avaliações.
A primeira avaliação consiste em três testes realizados online.
A segunda avaliação consiste em analisar um conjunto de dados estatísticos oficiais.
Exemplos da primeira avaliação:
Na segunda avaliação, os alunos terão de fazer um trabalho baseado num conjunto de dados estatísticos. Está disponível mais informação nas regras.
Fase nacional:
Serão atribuídos prémios a cada elemento (alunos e tutor) das cinco equipas com melhor pontuação na fase nacional em cada Categoria.
Os prémios constarão de cartões-oferta, não convertíveis em valor, com os seguintes montantes por participante:
Por aluno | Tutor | |
1.º | 300 € | 150 € |
2.º | 200 € | 100 € |
3.º | 100 € | 50 € |
4.º | 75 € | 50 € |
5.º | 75 € | 50 € |
Todos os elementos das equipas vencedoras receberão igualmente um diploma.
Fase Europeia:
Cada membro das duas equipas vencedoras da fase europeia (categorias A e B) receberá os seguintes prémios: