O que está errado é a indicação de frequência absoluta no eixo das ordenadas.
Num conjunto de dados, frequência absoluta de uma categoria é o número de
vezes que essa categoria surge nesse conjunto de dados.
Neste caso o que é o dado
? A unidade estatística é a
turma
, porque o nosso
objectivo era saber quantos alunos tinha cada turma do 5º ano. O dado é o
resultado da nossa observação! Assim, os nossos dados são o número de alunos
das turmas A, B, ..., E e F ou seja 30, 22, ...22.
Resumindo:
•
Unidade estatística
(sobre a qual vai incidir o nosso estudo) – a turma
•
Variável a observar
– nº de alunos da turma
•
Dado
– resultado da observação do número de alunos da turma. Por exemplo
30, 22, ...etc. São dados quantitativos discretos.
•
Frequência absoluta
de uma classe – nº de vezes que essa classe surge no
conjunto dos dados.
Assim, o gráfico anterior apesar de ser um
gráfico
com
barras
,
não
é um
gráfico
de
barras
, pois o que nos está a indicar é o valor dos dados e não as
frequências com que esses dados surgem.
Índice
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2 Tabela de frequências. Representações gráficas
2.2 Dados quantitativos discretos
Confusão entre dado discreto e frequência absoluta