Nota
Para os alunos mais novos não se preconiza a representação
gráfica de dados bivariados, o que não impede que se trabalhe
com situações muito simples de registo destes dados, em que
uma das variáveis é o
tempo
. Pode-se começar por pedir aos
alunos para fazerem a leitura de gráficos simples como os que se
apresentam nas propostas de exercícios.
Para construir o gráfico de linhas que faz parte do programa do 5º ano
do ensino básico, basta os conhecimentos que os alunos obtiveram em
Geometria no 3º ano, no tópico
Localização e orientação no espaço,
onde
é pressuposto “
Reconhecer, numa grelha quadriculada na qual
cada linha “horizontal” e cada coluna “vertical” está identificada por
um símbolo, que qualquer quadrícula pode ser localizada através de um
par de coordenadas. Identificar quadrículas de uma grelha
quadriculada
através
das
respetivas
coordenadas”.
Estes
conhecimentos são suficientes para construir os gráficos de linha.
Índice
201
2 Tabela de frequências. Representações gráficas
2.4 Dados quantitativos bivariados
Gráfico de linhas
MAPA