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1. Serão os jogos justos (ou equilibrados)?

(Adaptado de Graça Martins, M.

E. et al 2011, página 174)

Na turma o professor propõe quatro jogos para serem

jogados com uma moeda ou com um dado por pares de alunos e pretende que no

fim do jogo os alunos concluam se o jogo é justo ou não, isto é, se dará a mesma

possibilidade de ganhar a ambos os jogadores. Depois dessa discussão pede-se

para calcular a probabilidade teórica (de Laplace) de um dos alunos ganhar. Para

estes jogos o professor levou algumas moedas de 1 euro, alguns dados de 6 faces e

um punhado de feijões.

1º jogo

– Este jogo é jogado por dois alunos, por exemplo o Pedro e a Rita, que têm

à partida uma caixa com 20 feijões e um dado. O jogo consiste em lançar um dado

e se sair face com um

número par

de pintas, o Pedro retira um feijão da caixa e fica

com ele. Se sair face com um

número ímpar

de pintas é a Rita que retira o feijão.

Ganha o jogo quem tiver mais feijões quando se esgotar a caixa.

Algumas questões:

À partida quais são as expectativas sobre quem vai ganhar o jogo?

Será o jogo justo?

Se jogarem 2 vezes o mesmo jogo, é de esperar que ganhe o mesmo jogador?

Admitindo que o dado é equilibrado, qual a probabilidade de ganhar a Rita?

Probabilidade

Tarefas propostas

Índice

360

(Ver OBSERVAÇÃO, slide 364)

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