1. Serão os jogos justos (ou equilibrados)?
(Adaptado de Graça Martins, M.
E. et al 2011, página 174)
Na turma o professor propõe quatro jogos para serem
jogados com uma moeda ou com um dado por pares de alunos e pretende que no
fim do jogo os alunos concluam se o jogo é justo ou não, isto é, se dará a mesma
possibilidade de ganhar a ambos os jogadores. Depois dessa discussão pede-se
para calcular a probabilidade teórica (de Laplace) de um dos alunos ganhar. Para
estes jogos o professor levou algumas moedas de 1 euro, alguns dados de 6 faces e
um punhado de feijões.
1º jogo
– Este jogo é jogado por dois alunos, por exemplo o Pedro e a Rita, que têm
à partida uma caixa com 20 feijões e um dado. O jogo consiste em lançar um dado
e se sair face com um
número par
de pintas, o Pedro retira um feijão da caixa e fica
com ele. Se sair face com um
número ímpar
de pintas é a Rita que retira o feijão.
Ganha o jogo quem tiver mais feijões quando se esgotar a caixa.
Algumas questões:
À partida quais são as expectativas sobre quem vai ganhar o jogo?
Será o jogo justo?
Se jogarem 2 vezes o mesmo jogo, é de esperar que ganhe o mesmo jogador?
Admitindo que o dado é equilibrado, qual a probabilidade de ganhar a Rita?
Probabilidade
Tarefas propostas
Índice
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(Ver OBSERVAÇÃO, slide 364)
MAPA