25
FI
n.º 46
Olga Costa:
Na sequência do elevado número e da diversidade de
utilizadores que acedem ao PA, não é possível padronizar e hierarquizar
com rigor os produtos/serviços mais procurados. No entanto, posso
destacar as publicações dos Censos como os produtos mais consultados.
Sendo o PA consultado para a elaboração de trabalhos por alunos de
cursos de especialização tecnológica, de licenciaturas e de mestrados
e por docentes a frequentar doutoramentos, as necessidades são,
naturalmente, muito diversificadas e relacionam-se não apenas com
o nível académico dos utilizadores mas também com as diferentes
áreas de conhecimento.
FI:
O que se perspetiva em termos de dinamização do PA?
Olga Costa:
Pretendemos dar continuidade à realização de formações
internas, com o apoio do INE, visando novos utilizadores, e procurando
acompanhar a própria dinâmica do Portal do INE, incorporando os seus
novos produtos e desenvolvimentos, nomeadamente em matéria de
funcionalidades, de forma a tornar o acesso à informação estatística
mais simples e eficaz e a sua navegação mais fluída.
Necessidades
variam em
função do
nível
académico e
das áreas de
conhecimento
dos utilizadores
Três em um(a)
Consolidar conhecimentos,
valorizar
competências
e
conhecer
as novidades do INE? Sim, é possível…
… apostando na
formação
No âmbito da promoção do PA no ano letivo de 2012-2013, merecem especial referência as duas
ações de formação sobre o Portal do INE ministradas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão
pelo técnico do INE, Dr. Álvaro Silva, com um total de 54 participantes (docentes, alunos e
funcionários). A análise das respostas ao
Inquérito de Avaliação de Satisfação do Utilizador
usado
nestas ações não deixa dúvidas quanto ao elevado nível de satisfação manifestado pelos participantes.
No próximo ano letivo, está prevista a realização de formação sobre informação estatística
europeia disponível no Portal do
Eurostat
, destinada à comunidade académica do IPG, cujo
sucesso desde já intuímos considerando a crescente utilização daquele tipo de informação no
atual contexto comunitário.
A nível de comunidade externa, os produtos disponíveis são divulgados periodicamente
junto das Escolas do 2º e 3º ciclo, através do envio de folhetos destinados à Direção das
mesmas, apelando à ampla disseminação da informação neles contida.
FI:
Quais são os produtos/serviços mais procurados pelos utilizadores (quem são eles)? Para
que efeitos?