FI
n.º 54
08
FI n.º 54
O valor do
trabalho
em
rede
A simbologia associada à “rede” é importante para compreender
o alcance do seu conceito: a rede não é apenas uma soma de cordas.
É uma maneira de entrelaçar as cordas de tal forma que, unidas,
conseguem desenvolver potencialidades e qualidades que vão além
das capacidades individuais de cada uma delas. Isto é, o trabalho
em rede, além de ser uma forma privilegiada de somar forças é,
também, uma maneira de trabalhar de forma articulada, o que
permite desdobrar as habilidades dos parceiros envolvidos,
garantindo mais eficácia no trabalho, desenvolvido em ambiente
colaborativo, e uma maior eficiência nos resultados.
Infindável “
Espiral do conhecimento
”
De acordo com o modelo dinâmico de criação de conhecimento de
Nonaka e Takeuch, a inovação pode ser entendida como um processo
de aprendizagem interativa entre diferentes indivíduos ou
organizações que lidam com informações e conhecimentos
diversificados, por resultar basicamente da criação de conhecimento
novo ou da (re)combinação de conhecimento e soluções existentes.
Embora esse processo possa resultar de ações individuais, ele é
fortemente estimulado quando implica o cruzamento de mundividências
de vários indivíduos, resultante de discussões e iniciativas
multidisciplinares de grupo ou em rede.
O trabalho em rede
promove a
inovação
Portanto, o modelo defendido está ancorado
no pressuposto crítico de que o conhecimento
humano é criado e expandido por meio da interação
social entre o tácito (conhecimento subjetivo, inerente às
competências pessoais do indivíduo, às suas perceções e
ideias, adquirido em diferentes experiências ao longo da vida)
e o explícito (conhecimento objetivo e formal, declarado e
registado em diferentes ferramentas e suportes, passível
de fácil transmissão e partilha).
Nonaka e Takeuch defendem que “na visão racionalista, a
cognição humana é um processo dedutivo de indivíduos,
mas um indivíduo nunca é isolado da interação social quando
percebe as coisas". Assim, concluem que “por meio do processo
de conversão social, o conhecimento tácito e o conhecimento
explícito se expandem tanto em termos de qualidade quanto
de quantidade.”
»
(cont.)
10
ANOS