Professores e Estudantes avaliam
o Portal do INE
voltar1
SRE = Saldo de Respostas Extremas, cujos valores variam entre -1 e 1, estando associados
aos seguintes níveis de satisfação / insatisfação: "1" - totalmente satisfeito; "-1" - totalmente
insatisfeito; os valores perto de "0" estão associados a graus de satisfação/insatisfação pouco
expressivos. Considera-se que um resultado superior a 0,5 SRE constitui um nível de
satisfação elevado.
O Portal do INE é o canal privilegiado para divulgação da informação
estatística, quer pelo volume de informação que disponibiliza,
continuamente ampliado, quer pelas possibilidades de pesquisa e pela
autonomia que confere aos utilizadores.
Apresentar o Portal e a sua forma de utilização têm constituindo aspetos
centrais nas atividades desenvolvidas no âmbito da promoção da
literacia estatística. Uma dessas atividades são as Visitas de Estudo ao
INE, por professores e estudantes, na sua maioria dos ensinos Básico e
Secundário.
Quisemos saber como é que estes utilizadores avaliam o Portal do INE.
Assim, durante o primeiro semestre de 2015, 658 utilizadores regulares
do Portal participaram no processo de avaliação da satisfação deste
1
serviço, que foi avaliado positivamente (0,52 SRE ).
Todos os aspetos obtiveram um nível de satisfação positivo, e de forma
equilibrada entre eles, com um ligeiro destaque para Conteúdos
disponíveis que obteve a valorização mais positiva. A Imagem global e a
Organização e Estrutura do Portal ficaram abaixo da média do grupo
(ambos com0,50), apesar da sua valorização positiva.
O Portal foi mais favoravelmente apreciado pelos professores (SRE de
0,69) do que pelos estudantes (0,52), No caso dos professores,
“Conteúdos disponíveis” foi o tópico com apreciação mais elevada
(0,73), o mesmo sucedendo entre os estudantes, embora com nível de
satisfação bastantemais reduzido (0,56).
Quanto ao fator menos valorizado, os professores apontaram Imagem
global (0,65) e os estudantes indicaram Imagem global e Organização e
estrutura do Portal do INE (ambos com0,50).
31
INEWS
Nº26
dezembro’ 2015
©
INE, Lisboa Portugal, 2015
Conteúdos
disponíveis
(0,56 SRE)
Cobertura das
necessidades
(0,52 SRE)
Acesso à
informação
(0,51 SRE)
Imagem
global
(0,50 SRE)
Organização
e estrutura
(0,50 SRE)
1,0
0,9
0,8
0,7
0,6
0,5
0,4
0,3
0,2
0,1
0,0
SRE
Acesso à
Informação
Organização e
estrutura
Imagem
global
Cobertura das
necessidades
Nível médio
de satisfação
Conteúdos
disponíveis
Docentes
Estudantes
0,67
0,73
0,67
0,65
0,70
0,69
0,52
0,52
0,50
0,50
0,56
0,51
O INE agradece a
disponibilidade dos utilizadores
para participarem nos processos
de avaliação da satisfação