O Instituto Nacional de Estatística destaca o envolvimento das
editoras e livreiros nacionais, que ofereceram livros aos mais de
onze mil respondentes do IEFA. Tratou-se de um importante factor
de sensibilização, que muito contribuiu para a boa receptividade
desta operação estatística junto das famílias.
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Principais resultados
Em 2007, cerca de um terço (30,9%) da população portuguesa com idade
entre os 18 e os 64 anos participou em pelo menos uma actividade de
aprendizagem formal ou não formal.
A proporção de indivíduos daquele grupo etário que frequentou algum
nível de ensino ou curso com equivalência escolar (educação formal) no
período de referência foi de 12,0% e a dos que frequentaram actividades
de educação não formal, através de aulas privadas ou cursos, cursos de
ensino a distância, seminários/workshops ou acompanhamento em
contexto profissional foi de 23,1%.
Cerca de dois quintos dos indivíduos com idade entre os 18 e os 64 anos
(40,8%) estiveram envolvidos, com a intenção deliberada de aprender,
em algum tipo de actividade de aprendizagem informal, desenvolvida na
sua vida quotidiana, relacionada com o trabalho, a família, a vida social ou
o lazer.
A INFORMAÇÂO
Participação em actividades de educação formal e não formal por
escalão etário (%)
Tendo por base as temáticas abordados no
inquérito, os resultados do IEFA, que se
apresentam na publicação, estruturam-se em
três grandes domínios: caracterização dos
indivíduos face à aprendizagem; impactos que
a mesma tem na sua vida; e transmissão
intergeracional da educação.
Com o intuito de caracterizar os indivíduos face
à participação em actividades de educação
formal e não formal e de aprendizagem
informal privilegiou-se nesta apresentação de resultados a identificação
de três grupos principais: os que participaram em actividades de
aprendizagem (educação formal ou não formal) ao longo da vida; os que
participaram em actividades de aprendizagem informal; e, por fim, os
que não participaram em qualquer das referidas actividades.
A identificação e caracterização destes grupos de indivíduos, a par da
caracterização das actividades de educação, formação e
aprendizagem em que estiveram envolvidos, visa,
genericamente, identificar o nível de envolvi-mento
em actividades de educação, formação e
aprendizagem, tentando perceber de que forma
consideram necessário aprofundar e adquirir
conhecimentos; aferir o tempo investido e os
gastos em educação formal e não formal;
conhecer as razões pelas quais os indivíduos não
participam neste tipo de actividades; avaliar os
impactos da participação em actividades educativas,
formativas e de aprendizagem na situação do indivíduo no mercado de
trabalho, em termos de condição perante o trabalho e de rendimento;
bem como identificar os efeitos da educação e condição perante o
trabalho dos pais no desempenho dos indivíduos em matéria de
educação.
INE
WS
IEFA
INQUÉRITO À EDUCAÇÃO E
FORMAÇÃO DE ADULTOS
INE Nº2
WS
Dezembro’ 09
©
INE, Lisboa Portugal, 2009
15
Total
(18-64 anos)
Total *
(25-64 anos)
18-24 anos 25-34 anos 35-44 anos 45-54 anos 55-64 anos
EDUCAÇÃO FORMAL OU NÃO
FORMAL (Aprendizagem ao
Longo da Vida)
30,9
26,4
60,8
40,2
28,5
22,0
10,8
EDUCAÇÃO FORMAL
12,0
6,5
49,1
13,8
6,4
3,1
1,2
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
23,1
22,5
27,4
31,8
24,7
20,0
10,1