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Para além da caracterização destes grupos de indivíduos, tendo por base
as variáveis sociodemográficas, e da análise dos impactos das mesmas
em termos de variação nas probabilidades de participação nos vários
tipos de educação e formação, complementou-se a análise com duas
áreas consideradas fundamentais para compreender os aspectos chave
da participação na educação, formação e aprendizagem, a saber, as
Tecnologias da Informação e da Comunicação e as habilitações ao nível
das línguas estrangeiras.
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Aprendizagem ao Longo da Vida – o que nos
dizemas estatísticas?
Sendo o IEFA uma operação estatística estrutural, a realizar
quinquenalmente, o INE considerou relevante dar a conhecer este
projecto, de forma tão abrangente e detalhada quanto possível, através
da realização de um seminário de apresentação e debate com os
principais utilizadores e aberto à Sociedade em geral.
No Seminário, realizado em 25 de
Novembro, foram apresentados e
discutidos os principais resultados
em matéria de participação em
educação e formação em Portugal.
Estiveram presentes personalidades
e entidades com responsabilidades
na matéria, algumas das quais
participantes activas na adaptação do
questionário do IEFA à realidade
portuguesa.
O Seminário privilegiou a dimensão técnica e desenvolveu-se em
duas vertentes:
UmRetrato Estatístico da Educação e Formação emPortugal
Com a apr esen t ação dos
principais resultados do IEFA; sua
integração no contexto europeu e
análise dos diversos aspectos da
Aprendizagem ao Longo da Vida,
nomeadamente: os perfis de
participação; os impactos; e a
transmissão intergeracional da
educação.
Do diagnóstico aos Impactos na Educação, Formação e
Aprendizagem
Com o diagnóstico de avaliação da Iniciativa «Novas
Oportunidades»; com a visão empresarial de Alexandre Soares dos
Santos, Presidente do Conselho de Administração do Grupo
Jerónimo Martins; e com a análise sobre os novos desafios para a
economia da educação.
Com este Seminário o INE procurou - e obteve -
contributos para a próxima edição do IEFA.
INE
WS
IEFA
INQUÉRITO À EDUCAÇÃO E
FORMAÇÃO DE ADULTOS
INE Nº2
WS
Dezembro’ 09
©
INE, Lisboa Portugal, 2009
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