A ESC é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, com o propósito de promover a literacia estatística entre os alunos e os professores.
Os principais objetivos da ESC são: promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística; incentivar os professores a utilizar novos materiais e novos métodos de ensino da estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento estatístico adquirido. Visam também mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade, e ainda promover o trabalho de equipa e a colaboração entre os alunos com vista a alcançar objetivos comuns.
A competição tem duas fases: a nacional e a europeia. Os finalistas da fase nacional de cada país poderão vir a participar na fase europeia. Na fase nacional, será utilizada a língua portuguesa; na fase europeia, utilizar-se-á a língua inglesa.
Poster - PDF
Conjugando os resultados obtidos nas duas avaliações que constituíram esta fase, foram apurados os seguintes finalistas:
Equipa | Pontuação final | Escola | |
1.º | Cirurgiões (pdf) | 9,380 | Escola Secundária Santa Maria do Olival (Tomar) |
2.º | Armindas (pdf) | 9,177 | Colégio Paulo VI (Porto) |
3.º | Anleovas (pdf) | 8,953 | Colégio Guadalupe (Corroios) |
4.º | Espirais (pdf) | 8,898 | Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis) |
5.º | Discovercx (pdf) | 8,770 | Escola Secundária Fernando Namora (Condeixa-a-Nova) |
Equipa | Pontuação final | Escola | |
1.º | Parceiros (pdf) | 9,386 | Agrupamento de Escolas de Montelongo (Fafe) |
2.º | Brainstorm (pdf) | 9,102 | Colégio Júlio Dinis (Porto) |
3.º | Delta7 (pdf) | 8,755 | Agrupamento de Escolas D. António Taipa (Freamunde) |
4.º | MPR8B (pdf) | 8,381 | Escola Básica e Secundária de Artur Gonçalves (Torres Novas) |
5.º | Madeira3 (pdf) | 8,296 | Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos |
As duas equipas com a pontuação mais elevada em cada categoria ficaram automaticamente apuradas para participar na fase europeia da Competição.
Os organizadores da fase nacional - Instituto Nacional de Estatística e Banco de Portugal - congratulam-se com o grau de participação obtido, que foi superior ao dos anos anteriores, e felicita cada um dos participantes, com natural destaque para os vencedores e os finalistas. Simultaneamente, manifestam a sua expectativa de que esta Competição tenha contribuído para incentivar em todos os que nela participaram o interesse pela Estatística e pelas estatísticas.
É com grande entusiasmo que anunciamos os resultados da European Statistics Competition (ESC) 2020, que decorreu no ano letivo de 2019-2020.
Mais de 17 000 estudantes de 17 países inscreveram-se na terceira edição desta competição de literacia estatística.
Um júri de especialistas europeus avaliou as 57 candidaturas para escolher os melhores vídeos, tanto na faixa etária de 14 a 16 anos (27 apresentações) como na de 16 a 18 anos (30 apresentações).
Vencedores do grupo dos 14 a 16 anos
A equipa NILGADRIES (Bélgica) ficou em primeiro lugar no grupo dos “juniores” (14-16). No vídeo vencedor, eles exploram o futuro de Emma e Nathan, dois jovens de 15 anos que vivem em duas regiões diferentes da Bélgica, no que diz respeito a educação, emprego, saúde e bem-estar. O segundo lugar vai para a equipa TEGLZAROŽE (Eslovénia) com foco na personagem principal Marija e nas suas oportunidades no âmbito da escolaridade e do mercado de trabalho. A equipa FRESIITO (Estónia) obteve o terceiro lugar, com o seu vídeo sobre pegada de carbono.
As equipas CERVICALIA (Polónia) e Tristat (Itália) completaram as cinco primeiras.
Vencedores do grupo dos 16 a 18 anos
No grupo “sénior” (16-18), o primeiro prémio foi para a equipa ORŁY_Z_IV (Polónia). Recorrendo a uma animação com blocos de Lego, o vídeo descreve alguns dos problemas que os jovens enfrentam por causa da pandemia de Covid19. O segundo e o terceiro lugar foram decididos por pouca margem. A equipa Cirurgiões (Portugal) ficou no segundo lugar, com a sua história ao vivo sobre as oportunidades da personagem principal, Ted, no mercado de trabalho. A equipa Trilussa’s chicks (Itália) obteve o terceiro lugar, com um vídeo animado sobre conduzir sob efeito do álcool.
Os vídeos das equipas HAKUMA (Polónia) e MARS (França) também conquistaram um lugar entre os cinco primeiros.
O júri deste ano teve especialistas nas áreas de comunicação, jornalismo, educação científica, gamification e produção de vídeo:
Agueda Gras-Velazquez,
Diretora do departamento de educação em ciências da
European Schoolnet
Eva Lopez,
Gestora de inovação e jornalista de dados da
Deutsche Welle (DW)
Harutyun Tsatryan, European Youth Press, membro do conselho executivo responsável por projetos e parcerias
Helle Harbo Holm, Diretor de Comunicação Statistics Denmark
Jo Røislien, Professor de Bioestatística e science communicator
Kimmo Vehkalahti, Orador sénior no Centre for Social Data Science
Maja Andlovic and Domen Ožbot, Videokeks production
Péter Kovács, Reitor da Faculty of Economics and Business Administration e Diretor do Departamento de Estatística e Demografia da Universidade de Szeged
Samantha Clarke, Professora assistente de Design Futurista no Centre for Arts, Memory & Communities da Coventry University
Tim Allen, Vice-Diretor de Difusão do Eurostat, presidente do júri
Para obter mais informações, visite https://esc-2020.eu/
Fase Nacional
Podem participar na competição alunos do 3.º ciclo ensino do ensino básico e alunos do ensino secundário.
O registo das equipas é feito nesta página.
As avaliações da fase nacional estarão disponíveis nesta página.
Fase Europeia
Poderão participar na fase Europeia da Competição Europeia de Estatística (ESC) as equipas vencedoras ou classificadas como finalistas na fase nacional da ESC e que foram propostas para participar na fase Europeia pelos seus países.
Mais
informação:
21 de outubro de 2019
a 27 de
janeiro de 2020
28 de janeiro de 2020
a 10 de
fevereiro de 2020
13 de fevereiro de 2020
a 9 de
março de 2020
Os participantes terão de realizar as duas avaliações.
A primeira avaliação consiste em três testes realizados online.
A segunda avaliação consiste em analisar um conjunto de dados estatísticos oficiais.
Exemplos da primeira avaliação:
Na segunda avaliação, os alunos terão de fazer um trabalho baseado num conjunto de dados estatísticos. Está disponível mais informação nas regras.
Fase nacional:
Serão atribuídos prémios a cada elemento (alunos e tutor) das três equipas com melhor pontuação na fase nacional em cada Categoria.
Os prémios constarão de cartões-oferta, não convertíveis em valor, com os seguintes montantes por participante:
Por aluno | Tutor | |
1.º | 300 € | 150 € |
2.º | 200 € | 100 € |
3.º | 100 € | 50 € |
Todos os elementos das equipas vencedoras receberão igualmente um diploma.
Fase Europeia:
Cada membro das duas equipas vencedoras da fase europeia (categorias A e B) receberá os seguintes prémios:
Actualização: Foi cancelada a cerimónia de entrega dos prémios que estava prevista para o dia 10 de junho, em Budapeste. A organização fará tudo o que estiver ao seu alcance para estabelecer uma nova data e um novo local para a cerimónia, assim que as autoridades competentes o autorizarem.