Podem participar alunos do 2.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior.
> Alunos do 2.º ciclo do ensino básico (Novidade – critérios.
Ver aqui!)
> Alunos do 3.º ciclo do ensino básico
> Alunos do ensino secundário e ensino profissional
> Estudantes de universidades e institutos politécnicos (licenciatura ou equivalente)
Os alunos/estudantes participarão em equipas de 1 a 5 elementos.
A inscrição é gratuita.
COMO PARTICIPAR
IMPORTANTE: Os pósteres não podem conter qualquer informação que identifique os alunos, professores ou escolas. Essa informação é obrigatoriamente fornecida em ficheiro separado.
CALENDÁRIO
Fase Nacional
> Os pósteres devem ser submetidos aos coordenadores nacionais do ISLP até 3 de março de 2025
> Os Vencedores Nacionais serão anunciados até 31 de março de 2025
Fase Internacional
> Os vencedores da fase internacional serão anunciados no 65º Congresso Mundial de Estatística ISI em Haia, Países Baixos, em outubro de 2025
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Para os critérios do 2.º ciclo ensino básico, ver aqui.)
1. Clareza da mensagem
> O póster é compreensível sem informações extra?
> A investigação, as hipóteses e os objetivos estão claros?
> Os resultados e as conclusões estão claros?
> O póster está claro e logicamente realizado?
2. Recolha de Dados
> Os dados recolhidos são adequados para responder à investigação?
> Os métodos de recolha de dados estão explícitos? (p. ex., recolha de dados principal por questionários impressos, telefone, formulário online
ou outras ferramentas; são citadas fontes de informação secundárias– publicações, bases de dados etc.)?
> A qualidade dos dados foi tida em consideração? (i.e. precisão de medidas, tamanho das amostras, validade das fontes, etc.)
> A possível amostra foi recolhida aleatoriamente e os efeitos da aleatoriedade foram considerados?
> As fontes dos dados estão referenciadas no póster?
3. Análises e Conclusões
> A análise dos dados é feita através de investigação ou recorrendo a teorias hipotéticas?
> A análise efetuada é apropriada para os dados recolhidos?
> Quão bem é respondida a questão colocada para investigação?
> Existem conclusões e as mesmas são sustentadas pelos dados?
> São indicadas algumas limitações ou sugestões de melhorias para estudos futuros?
4.Gráficos e Tabelas
> Os gráficos/tabelas/estatísticas estão apropriadamente feitos para mostrar e resumir os dados?
> Existem gráficos/tabelas suficientes para diferentes perspetivas?
> Todos os gráficos/tabelas acrescentam algo ao póster?
> Todos os gráficos/tabelas têm títulos adequados e bem explicados?
5.Apresentação
> O póster é legível a 2 metros de distância?
> Existe um bom equilíbrio entre os gráficos e o texto?
> O póster tem uma boa arrumação/está com bom aspeto?
6.Criatividade/relevância
> A questão em estudo é criativa, original?
> O estudo responde a uma questão interessante?
> O design é criativo e original?
> O póster é atraente?
PRÉMIOS
Fase Nacional
Serão atribuídos prémios a cada elemento (alunos e tutor) das três equipas com melhor pontuação na fase nacional em cada Categoria.
Os prémios constarão de cartões-oferta, não convertíveis em valor, com os seguintes montantes por participante:
> 100 € por aluno || 50€ Tutor/Professor para o 1.º lugar;
> 75 € por aluno || 50€ Tutor/Professor para o 2.º lugar;
> 50 € por aluno || 25€ Tutor/Professor para o 3.º lugar.
Fase Internacional
Os pósteres vencedores serão expostos no 65.º Congresso Mundial de Estatística ISI em Haia, Países baixos, de 5 a 9 de outubro de 2025.
Na categoria do 2.º ciclo do ensino básico, os prémios a atribuir são livros ou máquinas de calcular.
Nas categorias de 3.º ciclo, ensino secundário e ensino profissional, os prémios a atribuir por equipa são:
> 450 € para o 1.º lugar;
> 350 € para o 2.º lugar;
> 200 € para o 3.º lugar.
Na categoria universitária e politécnica, o prémio para o vencedor internacional, os prémios a atribuir são:
> 900 € para o 1.º lugar;
> 700 € para o 2.º lugar;
> 400 € para o 3.º lugar.
JÚRI DA COMPETIÇÃO
O júri foi composto por 7 elementos:
- Presidentes do júri e coordenadores nacionais: J. Pinto Martins (INE) e Maria Manuel Nascimento (UTAD)
Jurados:
A anunciar oportunamente.