Perante um conjunto de dados de dados de tipo contínuo, o que
se pretende com a subdivisão em classes é tornar patente a
forma como esses dados se distribuem. Em muitos casos o “bom
senso” preside à escolha das classes (principalmente em
conjuntos de dados que se distribuam de forma muito
enviesada). No entanto, para dados que se distribuem de forma
aproximadamente simétrica, é usual construir os intervalos, que
constituem as classes, de igual comprimento (amplitude) e há
uma regra relativamente simples para a determinação do
número de classes a considerar. Chama-se
regra de Sturges
, e é
uma regra que nos sugere um valor para o número de classes em
que se pode organizar um conjunto de dados. Apresenta-se a
seguir uma versão desta regra:
Regra de Sturges
– Para organizar um conjunto de n dados
contínuos, pode considerar-se para número de classes o valor
k
,
onde k é o menor inteiro tal que 2
k
>n.
Índice
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2 Tabela de frequências. Representações gráficas
2.3 Dados quantitativos contínuos
Tabela de frequências
MAPA