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FI

n.º 57

Um Boletim INEdito

Isabel Francisco:

Na base da elaboração do BoletINE está a vontade do PA do IPL em

promover a informação estatística disponibilizada pelo INE digitalmente e em acesso

remoto. Com o BoletINE, pretendemos criar nos utilizadores interesse pela informação

estatística e incrementar a utilização da mesma. A estratégia foi disponibilizar dados

estatísticos relativos ao Distrito de Leiria. Considerámos que uma informação sobre uma

realidade mais próxima poderia despertar os utilizadores para a importância que este

tipo de informação temnos dias de hoje emtodos os setores de atividade. OBoletINE está

disponível na plataforma de publicação digital (ISSUU) desde 2013 e tem uma

periodicidade mensal. Dado que os conteúdos estatísticos dizem respeito

essencialmente à região de Leiria, os potenciais utilizadores são a comunidade académica

do IPL e a comunidade civil da região. Estando disponível no Portal dos SDIPL, o BoletINE

pode ser lido e consultado por umnúmero alargado de pessoas.

FI: Que outras iniciativas tencionam levar a cabo, ou reforçar, no sentido da consolidação

do papel do PA?

Isabel Francisco:

A dinamização do PA continuará no rumo que tem vindo a ser seguido.

Temos procurado capacitar os utilizadores de maneira a utilizarem de forma eficaz todos

os recursos e serviços disponibilizados no Portal do INE. Para tal, pretendemos elaborar

tutoriais/guias/MOOC a disponibilizar no Portal dos SDIPL para formação autónoma dos

utilizadores. Contudo, apostamos igualmente na formação presencial efetuada por

técnicos do INE, como forma de promover o PAdo IPL.

com Isabel Maria Monteiro Francisco

Palavra de Utilizadoras

A informação estatística atualizada é essencial

Sou docente e investigadora do IPL e tenho necessidade, para

desenvolver o meu trabalho, de consultar com frequência

dados do INE. Leciono unidades curriculares onde a

informação estatística atualizada é essencial. Lido todos os

anos com tabelas, gráficos e mapas sobre realidades como a

população portuguesa, a caracterização da agricultura e

pescas, mundo rural

versus

mundo urbano, o papel da

indústria e dos serviços (nomeadamente, o turismo) na nossa

sociedade, isto só para salientar alguns dos temas

apresentados e debatidos com os estudantes.

»

(cont.)