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FI
n.º 57
Os alunos a quem leciono estas matérias fazemparte, por exemplo, do Curso de Educação
Básica. Como futuros professores ou educadores, parece-me essencial que tenham
autonomia para, a partir da recolha de informação, produziremos seus próprios materiais
de ensino de uma forma correta e rigorosa.
Ações de formação direcionadas
para as necessidades dos alunos
Igualmente, em alguns cursos de mestrado, os alunos irão produzir as suas dissertações e
precisarão de pesquisar dados do INE. Tanto no caso de uns como no de outros, recorro
com frequência ao Ponto de Acesso na Biblioteca do Campus 2 do IPLeiria, onde, para
além da informação acessível, os respetivos responsáveis preparam ações de formação
direcionadas para as necessidades dos alunos, possibilitando que estes conheçam os
serviços disponibilizados por esta valência, pois a pesquisa a partir do
site
do INE nem
sempre é fácil para quem está a começar. Com esse conhecimento, o trabalho em sala de
aula émais produtivo...
Ao longo destes últimos quatro anos (2011-2015), tenho tido sempre um atendimento
profissional e sinto que a formação que é dada aos alunos é uma mais-valia para a sua
formação.
Graça Poças Santos,
Doutora em Geografia pela Universidade de Coimbra / Professora Coordenadora da ESECS - IPL
Investigadora do Pólo de Leiria do CICS.NOVA
As ações de formação
constituem uma mais-valia
Atualmente, é reconhecida a importância da informação
estatística na sociedade, ao contribuir para melhorar o seu
conhecimento e desenvolvimento. Ao nível das instituições
de ensino superior, representa um instrumento muito
importante e imprescindível no âmbito da investigação, do
ensino e da tomada de decisões.
Todavia, atendendo à diversidade de informação estatística e
de indicadores, é crucial a realização de ações de formação.
As ações desenvolvidas constituem uma forma de facilitar e
melhorar o acesso à informaçãopelos seus utilizadores.
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(cont.)