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FI65

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Nas malhas da rede

Formandos da RBE (cada vez mais)

satisfeitos

N

o âmbito do protocolo entre o Gabinete da Rede de Bibliotecas

Escolares (RBE) e o INE, estabelecido com o objetivo de promover a literacia

estatística nos níveis de ensino básico e secundário, são periodicamente

realizadas ações de formação em escolas e centros de formação escolar de

vários distritos do Continente, ministradas por técnicos do INE a docentes

de diferentes disciplinas que manifestem interesse em integrá-las.

A

s ações têm a duração de três horas, ao longo das quais os formandos

são “conduzidos” a explorar o Portal do INE e os recursos disponibilizados

pelo projeto ALEA, realizando também exercícios práticos.

Avaliar para aperfeiçoar

N

o final de cada ação, os formandos preenchem e devolvem ao INE um questionário de avaliação, importante para conhecer o grau

de satisfação das ações (global e detalhado por rubricas) e, dessa forma, possibilitar ao INE e à RBE introduzir fatores de melhoria e

aperfeiçoamento.

O

resultado da avaliação global da satisfação das ações constitui, aliás, uma componente do indicador global “Nível de satisfação dos

clientes”, que integra o Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) do INE (à semelhança do que acontece com os questionários

de satisfação, idênticos, que se aplicam aos participantes nas ações promovidas pelo INE no âmbito da RIIBES).

Inquérito à Satisfação das ações de formação INE - RBE 2015/2016

Sínteses & Números

• Entre novembro de 2015 e julho de 2016, realizaram-se 71 ações de formação RBE, com 1028 formandos efetivos, correspondendo

a uma presença média de 14,5 participantes por ação.

• O grupo “Matemática/Ciências Naturais” foi o que registou maior número de participantes no inquérito (19,4% do total), seguido de

“Línguas” (15,8%), “Geografia” (11,2%) e “Ciências Naturais/Biologia/Físico-Química (7,4%).

• Cerca de 1/3 dos formandos provém de áreas curriculares diretamente relacionadas com a estatística, com destaque para os de

Matemática, Geografia e Economia.