INEWS
n
º 29
SETEMBRO’ 2016
-23-
voltarSATISFAÇÃO NAS AÇÕES
DE FORMAÇÃO INE/RBE:
LITERACIA ESTATÍSTICA AO
SERVIÇO DA CIDADANIA
Ao abrigo de um Protocolo entre o INE e o
Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE),
e no âmbito da promoção da literacia estatística,
o INE tem vindo a realizar ações de formação
destinadas sobretudo a docentes do ensino básico
e secundário. No ano letivo 2015/2016, o nível de
satisfação obtido foi muito positivo
Estas ações de formação, intituladas “Literacia Estatística
ao Serviço da Cidadania: Portal do INE e Projeto ALEA – uma
primeira abordagem” são ministradas por técnicos do INE;
nelas os formandos têm a oportunidade de realizar exercícios
práticos, explorando o Portal do INE, assim como os recursos
disponibilizados pelo projeto ALEA.
Ciente do contributo desta formação para a literacia estatística,
o INE, sempre com o objetivo de melhorar os seus serviços,
analisa regularmente a satisfação dos participantes.
1
SRE = Saldo de Respostas Extremas, cujos valores variam entre -1 e 1, estando associados aos seguintes níveis de satisfação / insatisfação: “1” – totalmente satisfeito; “-1” – totalmente insatisfeito;
os valores perto de “0” estão associados a graus de satisfação/insatisfação pouco expressivos. Considera-se que um resultado superior a 0,5 SRE constitui um nível de satisfação elevado.
N
o
ano
letivo
2015/2016
foram
realizadas
71
ações
,
com
1028
formandos
. O
nível
de
satisfação
obtido
foi muito
positivo
(0,65 SRE
1
),
em
particular nos
aspetos
relacionados
com
a
atuação
do
formador
e
com
os
recursos
disponíveis
.
As expectativas associadas à formação 2015/2016, assim com a
utilidade da mesma obtiveram, igualmente, valores assinaláveis.
Novas ferramentas e
recursos digitais
(0,68 SRE)
Organização
(0,76 SRE)
Esclarecimentos
prestados
(0,86 SRE)
Equipamentos e
Instalações
(0,67 SRE)
Metodologia adequada
(0,74 SRE)
Clareza da formação
(0,83 SRE)
Aquisição de novas
competências e Promoção
da literacia (0,62 SRE)
Satisfação global
(0,69 SRE)
Capacidade de
motivação
(0,79 SRE)