INEWS
n
º 35
março
/
abril
’ 2018
-15-
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E
m
2017,
os utilizadores
voltaram a
avaliar os
serviços
e
produtos do
INE
de
forma muito
positiva
SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES
O balanço dos resultados obtidos no âmbito da avaliação da satisfação dos utilizadores dos serviços e produtos do INE, relativo ao ano de 2017,
foi efetuado no primeiro trimestre de 2018, tendo sido possível devido à participação significativa dos utilizadores em todas as iniciativas. O INE
agradece a disponibilidade de todos aqueles que o fizeram, salientando que estes contributos são fundamentais para a melhoria continuada
dos serviços e produtos disponibilizados.
Foi medida a satisfação dos utilizadores no que respeita a 6 serviços e todos eles obtiveram uma avaliação elevada ou muito elevada. Assim,
em 2017, o nível global de satisfação alcançou o valor muito positivo de 0,63 SRE
1
.
•
Bibliotecas (Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro);
•
Serviço de Apoio aos Clientes (Pós-Serviço);
•
Ações de formação “Literacia Estatística ao Serviço da
Cidadania: Portal do INE e Projeto ALEA – uma primeira abordagem”, no contexto do
projeto RBE – Rede de Bibliotecas Escolares;
•
Visitas de Estudo (Porto e Lisboa);
•
Ações de formação sobre Pesquisa de informação no Portal do INE ou no Portal do
Eurostat, igualmente no âmbito da literacia estatística, no contexto do projeto RIIBES –
Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior, em diversos pontos de
acesso desta Rede;
•
Portal do INE.
}
1
SRE = Saldo de Respostas Extremas, cujos valores variam entre -1 e 1, estando associados aos seguintes
níveis de satisfação /insatisfação: “1” – totalmente satisfeito; “-1” – totalmente insatisfeito; os valores perto de
“0” estão associados a graus de satisfação/insatisfação pouco expressivos. Considera-se que um resultado
superior a 0,5 SRE constitui um nível de satisfação elevado.
NESTA AVALIAÇÃO
ENCONTRAM-SE OS
SEGUINTES SERVIÇOS
PRESTADOS
PELO INE:
Os serviços foram valorizados segundo a ordenação apresentada no gráfico seguinte, que se manteve em
relação a 2016. Enquanto a satisfação pelas ações de formação no âmbito do projeto RBE foi mais elevada do
que no ano anterior, os restantes serviços assistiram a um ligeiro decréscimo da avaliação efetuada.