COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE POSTERS 2020-2021


Poster para Divulgação       Versão para Impressão       Versão Interativa 

Participação

QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar alunos do 3.º ciclo do ensino básico até ao ensino superior.
Existem três categorias:
> Alunos do 3.º ciclo do ensino básico
> Alunos do ensino secundário
> Estudantes universitários (Licenciatura ou equivalente)

As equipas devem ter de 2 a 5 elementos (posters feitos apenas por um estudante não serão aceites).

COMO PARTICIPAR

Os posters têm de ser submetidos pelos professores aos coordenadores nacionais para que possam entrar na Competição Nacional (http://iase-web.org/islp/People.php?p=Country_Coordinators)
A inscrição é gratuita.


IMPORTANTE: Os posters não podem conter qualquer informação que identifique os alunos, professores ou escolas. Essa informação deve ser fornecida em ficheiro separado.


CALENDÁRIO
Fase Nacional
> Os posters devem ser submetidos aos coordenadores nacionais do ISLP até 11 de março de 2021
> São anunciados os Vencedores Nacionais até 19 de março

Fase Internacional
> Prémios Atribuídos no 63º Congresso Mundial de Estatística ISI em Hague, Países Baixos, de 11 a 15 de Julho de 2021


TEMAS A CONCURSO
Os temas para a competição nesta edição 2020-2021 são:
> Ambiente
> Biologia
> Desenvolvimento sustentável

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1. Clareza da mensagem
> O poster é compreensível sem informações extra?
> A investigação, as hipóteses e os objetivos estão claros?
> Os resultados e as conclusões estão claros?
> O poster está claro e logicamente realizado?
2. Recolha de Dados
> Os dados recolhidos são adequados para responder à investigação?
> Os métodos de recolha de dados estão explícitos? (p. ex., recolha de dados principal por questionários impressos, telefone, formulário online ou outras ferramentas; são citadas fontes de informação secundárias– publicações, bases de dados etc.)?
> A qualidade dos dados foi tida em consideração? (i.e. precisão de medidas, tamanho das amostras, validade das fontes, etc.)
> A possível amostra foi recolhida aleatoriamente e os efeitos da aleatoriedade foram considerados?
> As fontes dos dados estão referenciadas no poster?
3. Análises e Conclusões
> A análise dos dados é feita através de investigação ou recorrendo a teorias hipotéticas?
> A análise efetuada é apropriada para os dados recolhidos?
> Quão bem é respondida a questão colocada para investigação?
> Existem conclusões e as mesmas são sustentadas pelos dados?
> São indicadas algumas limitações ou sugestões de melhorias para estudos futuros?
4.Gráficos e Tabelas
> Os gráficos/tabelas/estatísticas estão apropriadamente feitos para mostrar e resumir os dados?
> Existem gráficos/tabelas suficientes para diferentes perspetivas?
> Todos os gráficos/tabelas acrescentam algo ao poster?
> Todos os gráficos/tabelas têm títulos adequados e bem explicados?
5.Apresentação
> O poster é legível a 2 metros de distância?
> Existe um bom equilíbrio entre os gráficos e o texto?
> O poster tem uma boa arrumação/está com bom aspeto?
6.Criatividade/relevância
> A questão em estudo é criativa, original?
> O estudo responde a uma questão interessante?
> O design é criativo e original?
> O poster é atraente?


PRÉMIOS
Os posters vencedores serão expostos no 63.º Congresso Mundial de Estatística ISI em Hague, Países Baixos, de 11 a 15 de julho de 2021
Na competição internacional, os prémios a atribuir nas categorias de 3.º ciclo e de ensino secundário são:
> 450 € para o 1.º lugar;
> 350 € para o 2.º lugar;
> 200 € para o 3.º lugar.
Na categoria universitária, o prémio para o vencedor internacional é de € 2000. Adicionalmente, o JMP da SAS recompensará com uma menção honrosa a equipa universitária que melhor aplicou o software JMP no seu trabalho


DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS
> Fase Nacional

Terminou a fase nacional da competição internacional de posters do ISLP.
Agradecemos a participação de todos e desejamos a melhor sorte às três equipas vencedoras a nível nacional (1.ª classificada em cada categoria), que “irão representar-nos” na fase internacional.

Muito obrigado pela participação e muitos parabéns pelos trabalhos apresentados!


Categoria: 3.º Ciclo Ensino Básico
Classificação Poster/Título Estabelecimento Ensino Professor Alunos
1.º lugar Impacto das atitudes diárias para a sustentabilidade do planeta Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves Alice Martins Sara Raquel Silvério Manso
Tomás Gabriel Garcia
Diogo Miguel dos Santos Rodrigues
         
2.º lugar Causas de morte em Portugal Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves Alice Martins Margarida Freitas Mota
Diego Mascarenhas Neves Ferreira
Joana de Oliveira Samagaio
         
3.º lugar Precipitação em Portugal Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves Alice Martins Maria Gameiro Gomes
Rita Sequeira Rodrigues
Rita dos Reis Nunes



Categoria: Ensino Secundário
Classificação Poster/Título Estabelecimento Ensino Professor Alunos
1.º lugar Relação entre o conhecimento sobre as alterações climáticas e a adoção de comportamentos para a sua mitigação Escola Secundária António Damásio Helder Manuel Martins Manuel Correia
João Silva
Maria Alice
Tiago Pereira
Rafael Joaquim
         
2.º lugar Impacto do consumo português nas populações de bacalhau da Noruega Escola Secundária António Damásio Helder Manuel Martins Guilherme Abreu
Miguel Colaço
Alicia Cardoso
Leonardo Rendeiro
André Bartolomeu
         
3.º lugar Sustentabilidade e preservação do ambiente Escola Secundária António Damásio Helder Manuel Martins João Mendes
Mafalda Vilela
Sofia Guerreiro
Joana Santa
Ana Rita Fonseca


Categoria: Ensino Superior
Classificação Poster/Título Estabelecimento Ensino Professor Alunos
1.º lugar Economia Circular Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade de Coimbra
Maria Emília de Mesquita Nogueira Carolina Rodrigues Guímaro
Matilde Neves Pessoa Vaz
         
2.º lugar Exploring the Role of Climate Change Knowledge in Adapting to a More Sustainable Diet Universidade dos Açores Maria Gabriela Meirelles Ângela Ferreira
Sara Braga
Tatiana Cardoso
Nuno Ouro


Lista completa de classificações de todos os posters submetidos a concurso.