23
FI n.º 54
0
5 000
10 000
15 000
20 000
25 000
30 000
35 000
40 000
2004/05 2005/06 2006/07 2007/08 2008/09 2009/10 2010/11 2011/12 2012/13 2013/14
Gráfico 3
. Evolução do número de docentes no ensino superior, de 2004/05 a 2013/14, em Portugal (N.º)
Total
com Doutoramento
: DGEEC/MEC
Fonte
Depois de, no início da série, se assistir a
alguma variação no número de docentes, nos
últimos 4 anos a situação tem vindo a acom-
panhar as caraterísticas do próprio sistema.
Assim, e em linha com a redução do número
de alunos, e com a reorganização dos cursos
e dos estabelecimentos de ensino, verifica-se
uma redução gradual do número de docentes
no ensino superior, que tem sido acompanha-
da com o aumento do número de docentes
com doutoramento. Os docentes com este
nível de qualificação, que no início da série
representavam cerca de 31% do total, repre-
sentam, atualmente, mais de 53%.
Docentes
Nota
Fonte
: São considerados todos os alunos inscritos/diplomados em
cursos de douturamento (ISCED 2011, nível 8)
: DGEEC/MEC
Gráfico 2
. Evolução do número de alunos inscritos e diplomados no ensino superior,
em cursos de doutoramento, de 2004/05 a 2013/14, em Portugal (N.º)
0
5 000
10 000
15 000
20 000
25 000
2004/05 2005/06 2006/07 2007/08 2008/09 2009/10 2010/11 2011/12 2012/13 2013/14
Inscritos
diplomados
Os doutoramentos, quer ao nível dos
inscritos, quer ao nível dos diplomados,
têm mantido, de uma forma geral, e ao
contrário dos restantes programas de
ensino superior, uma tendência de
crescimento desde 2004/5, com taxas
médias de crescimento anual de 12,6%
para os inscritos e 19,2% para os
diplomados. Aliás, considerando apenas
os dois últimos anos letivos disponíveis,
é de destacar o aumento de 1 278 alunos
diplomados, o que representa um
crescimento de 44%.
Doutoramentos
»
(cont.)