Table of Contents Table of Contents
Previous Page  24 / 40 Next Page
Basic version Information
Show Menu
Previous Page 24 / 40 Next Page
Page Background

A taxa de escolarização no ensino superior, que estabelece

a relação percentual entre o número de alunos matriculados

em cursos de formação inicial, com idade entre 18 e 22 anos,

e a população residente dos mesmos níveis etários, tem

vindo a crescer desde 2007/2008. Esta tendência de

crescimento gradual, em contraciclo com o verificado no

número de alunos inscritos no ensino superior (conforme

referido no gráfico 1), poderá decorrer das alterações intro-

duzidas, nomeadamente através do processo de Bolonha,

bem como do alargamento da escolaridade obrigatória e do

aumento relativo das entradas no ensino superior de alunos

em idades “normais” para a frequência deste tipo de

programas.

Taxa de escolarização

24

FI n.º 54

Tendo o ano letivo 2004/05 como base, o Gráfico 5

permite facilmente visualizar que, de uma forma geral,

e com especial enfoque a partir de 2007/08, as ten-

dências de crescimento/decréscimo no número de

alunos inscritos têm vindo a oscilar de uma forma

muito idêntica ao verificado para os docentes. Confir-

ma-se também que, em ambas as séries, o ponto mais

elevado é atingido no ano letivo 2010/11 (104) e o

mais baixo em 2013/2014 (95 para os alunos e 91

para os docentes), o que pode revelar a tendência de

melhor aproveitamento/adequabilidade dos recursos

humanos existentes.

Alunos inscritos

0

5

10

15

20

25

30

35

2004/05 2005/06 2006/07 2007/08

2008/09 2009/10 2010/11 2011/12 2012/13 2013/14

Gráfico 4

. Evolução da taxa real de escolarização no ensino superior, de 2004/05 a 2013/14 (%)

Gráfico 5

.

Superior, de 2004/05 a 2013/14, em Portugal (2004/05 =100)

Evolução do número de alunos inscritos e do número de docentes no Ensino

: DGEEC/MEC

Fonte

: DGEEC/MEC

Fonte

80

85

90

95

100

105

110

115

120

2004/05 2005/06 2006/07 2007/08 2008/09 2009/10 2010/11 2011/12 2012/13 2013/14

Alunos

Docentes

»

(cont.)