Gráfico 10
.
total e por setores de execução, no período
2003 a 2012
Evolução da despesa em I&D,
27
FI n.º 54
O gráfico 10 apresenta uma evolução da despesa total em I&D ao longo do período de 2003 a 2012, destacando-se
o aumento da despesa nos setores Empresas e Ensino superior. Os períodos que registam maiores acréscimos de
despesa em I&D coincidem com os anos de quebras de série. Em 2007, a despesa total em I&D apresenta uma taxa
de crescimento de 24%, devido sobretudo ao setor Empresas (37% de taxa de crescimento em relação ao ano anterior).
Esta subida é justificada sobretudo pelo aumento do número de empresas a declarar atividades de I&D, dado
o alargamento e melhoria das fontes administrativas consultadas para a atualização do diretório de empresas do
IPCTN (Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional) no ano em causa. Em 2008, a taxa de crescimento
da despesa total em I&D foi de 31%, sendo o setor Ensino Superior o maior responsável por esta subida (52% de
crescimento em relação ao ano anterior). Para tal contribuiu o facto de se passar a quantificar neste setor a atividade
de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D, o que se tornou possível com o processo
de articulação entre o IPCTN e o REBIDES (Registo Biográfico de Docentes do Ensino Superior).
Evolução da
despesa total
em I&D
1.020€
1.110€
1.201€
1.587€
1.973€
2.585€
2.772€
2.758€
2.566€
2.320€
0€
500 €
1.000 €
1.500 €
2.000 €
2.500 €
2003 2004(c)
2005 2006(c)
2007(a)
2008(b)
2009
2010
2011
2012
Empresas
Estado
Ensino Superior
IPSFL(1)
Total(2)
Milhõesdeeuros
Notas:
(1)
(2)
(a)
(b)
(c)
Fonte:
IPSFL - Instituições Privadas sem Fins Lucrativos.
Os totais apresentados podem não corresponder à soma
das parcelas por razões de arredondamento automático.
Em 2007 deu-se uma 1ª "Quebra de série" decorrente do
processo de alargamento e melhoria das fontes administrativas
consultadas para a atualização do diretório de empresas do
IPCTN, que contribuiu para o aumento do número de empresas
com I&D.
Em 2008 deu-se uma 2ª “Quebra na série” decorrente do
processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema
de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES,
passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade
de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos
centros de I&D.
Dados estimados.
DGEEC/MEC, IPCTN.
»
(cont.)