RIIBES - Folha Informativa n.º49 - page 18

A meta-informação é uma componente-chave para o entendimento das estatísticas.
Os desafios que se colocam aos sistemas estatísticos decorrem da própria realidade,
permanentemente em mudança, sendo necessário um equilíbrio também permanente entre as
necessidades crescentes de informação em áreas específicas e complexas, os recursos (humanos
e financeiros) cada vez mais escassos e a redução da carga sobre os respondentes. Há que
investir nas oportunidades de obtenção de informação através de novas e diversificadas fontes,
designadamente administrativas. Com a crise financeira e económica, aumentaram os desafios
para o Sistema Estatístico Europeu e para as Autoridades Estatísticas nacionais.
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FI
n.º 49
Os desafios para as Autoridades Estatísticas
Consagrarem-se centros de excelência na produção e comunicação das estatísticas.
Adotarem políticas de comunicação predominantemente proactivas, canais de comunicação
diversificados e linguagem simples e ajustada aos diferentes públicos-alvo.
Promoverem a correta utilização das estatísticas, apresentando-as de modo simples e claro, o que
nem sempre é fácil dada a complexidade da realidade que pretendem medir.
Investirem na comunicação através dos seus Portais de Estatísticas, proporcionando conteúdos
apelativos e facilmente acessíveis e um conjunto amplo de funcionalidades.
Cooperarem com as comunidades de utilizadores, procurando antecipar as suas necessidades em
informação estatística e identificar eventuais problemas com elas relacionados, refletindo sobre
essas questões e apresentando as soluções adequadas.
Disporem de autonomia e recursos para definirem áreas de atuação prioritárias nos diversos domínios
estatísticos.
Outros atores para o aumento da literacia estatística
APordata,queveiodesempenharum importantepapelnoaumentoefacilitaçãodoacessoà informação
estatísticaproduzidapelasAutoridadesEstatísticas.
O projeto “ALEA”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística em parceria com outras
entidades, que importa modernizar e divulgar de forma alargada, para o que é fundamental o
envolvimento do Ministério da Educação e Ciência.
As escolas têm um papel muito importante em todos os níveis de ensino: para além do reforço do
ensino da Estatística nos níveis básico ou secundário, importa levá-lo até aos níveis mais avançados
do superior, em todas as áreas do saber. O aumento da literacia estatística passa pela formação
ao longo de todo o percurso escolar.
Os jornalistas têm a importante tarefa de divulgar a informação estatística de forma correta,
sendo-lhes exigidos, cada vez mais, responsabilidade social e rigor profissional. Deve existir uma
preocupação séria de comunicar de forma mais eficiente por parte de múltiplos atores, entre os
quais os “media”.
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