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n.º 51
FI:
valor acrescentado, nomeadamente, e passamos a citar, “promover uma maior especialização
em áreas temáticas da informação estatística através, por exemplo, do desenvolvimento de
tutoriais de carácter específico a disponibilizar na
Web
”. O que foi efetuado nesse sentido?
Que apreciação foi feita pelas/os utilizadoras/es?
Uma outra aposta do PA, também anunciada em 2011, visava a criação de serviços de
“Atribuir
contexto,
criar valor”
DS:
A conceção e desenvolvimento do guião global está subjacente à estratégia
de apoio ao utilizador e que se baseia no tópico “atribuir contexto, criar valor”.
As constantes e rápidas evoluções na tecnologia, nos sistemas de informação e
nas plataformas de acesso a conteúdos digitais baseadas em redes de
informação têm levado a que, em ambiente académico, se observe um
fenómeno algo paradoxal, já que a abundância de informação e a rápida
proliferação de recursos digitais tornam o processo de recolha e seleção
de informação mais exigente e implicam um conjunto de competências sólidas.
É muito importante para os utilizadores perceber e compreender as características e especifi-
cidades das fontes de informação estatística na
Web
e o contexto em que são produzidas,
competências fundamentais em ambiente académico e na aprendizagem ao longo da vida.
DS:
O programa de literacia de informação estatística, que tem vindo a ser
implementado nos últimos anos, visa a promoção e divulgação das fontes de
informação estatística junto dos utilizadores. Têm sido criados conteúdos que visam caraterizar
e contextualizar várias fontes de informação estatística e têm sido ministradas ações de formação
que propiciam a aquisição de competências de pesquisa, seleção e avaliação da informação
estatística ao dispor na
Web
, procurando assim a autonomia dos utilizadores. Nos últimos três
anos, foram ministradas 25 ações de formação de pesquisa de informação estatística, destinadas
à comunidade académica da UA, tanto por solicitação de docentes para grupos de alunos (com
conteúdos sempre adaptados ao curso em que estão inscritos), como
workshops
de inscrição
individual. Nestas ações estiveram presentes mais de 500 utilizadores, que consideraram que,
após a realização destas sessões, se sentem mais motivados para a utilização dos recursos
apresentados (com base em questionários aos participantes apresentados no final das sessões).
Porquê um guia de apoio a fontes de informação estatística na
Web
?
Neste sentido, foram criados diferentes conteúdos, dos quais
podemos destacar o guião "Fontes de informação estatística na
Web
"
e a criação da página
que inclui um
widget
com os últimos destaques do INE, atualizado
através da tecnologia RSS
Feed
. O guião foi concebido para ajudar os