RIIBES - Folha Informativa n.º 51 - page 15

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FI
n.º 51
Influências do
marketing
na escolha de lácteos?
Relativamente aos produtos lácteos, observou-se um decréscimo na sua disponibilidade no
período em estudo, diminuição especialmente sentida no leite e no queijo; em contrapartida,
a disponibilidade de iogurtes aumentou no período estudado. Acreditamos que a oferta alar-
gada de iogurtes e leites fermentados no mercado, as campanhas de
marketing
e as promoções
associadas a diferentes marcas de iogurte possam estar a influenciar positivamente a aquisição
deste produto alimentar. Ainda assim, o contributo dos produtos lácteos para a alimentação
parece continuar próximo dos níveis recomendados.
Azeite: felizmente, um dos óleos mais escolhidos!
A disponibilidade de óleos e gorduras aumentou entre 2008 e 2010, tendo-se verificado,
posteriormente, um decréscimo. Contudo, o azeite continua a ser um dos óleos vegetais mais
escolhidos pelo seu perfil nutricional interessante, o que é um aspeto positivo, atendendo ao
facto de que é uma fonte de gordura monoinsaturada e também de antioxidantes, incluindo a
vitamina E. Apesar do referido, a disponibilidade de gorduras continua ainda a ultrapassar
largamente as recomendações. Saliente-se, no entanto, que este é provavelmente um dos
grupos alimentares em que é mais difícil avaliar o que é realmente consumido, face às
disponibilidades.
Dúvidas quanto ao consumo de gorduras
Não menosprezando a dificuldade inerente à avaliação do consumo deste grupo de alimentos,
estudos de avaliação do consumo alimentar em Portugal não têm corroborado que o consumo
de gordura seja assim tão manifestamente elevado.
Medidas com impacto no consumo de bebidas alcoólicas
Durante o período em estudo, assistiu-se a um decréscimo da disponibilidade de
bebidas alcoólicas, o que traduzirá, muito provavelmente, uma diminuição do
seu consumo. O aumento do valor do IVA destes produtos poderá ter sido uma
medida desencorajadora na sua aquisição. As campanhas de vigilância
apertada da condução sob o efeito de álcool, com aplicação
de multas avultadas, poderá também contribuir para que
os consumidores ingiram menos bebidas alcoólicas
quando têm de conduzir.
É realmente alarmante que a disponibilidade de
hortofrutícolas se mantenha tão baixa!
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