RIIBES - Folha Informativa n.º 51 - page 24

24
FI
n.º 51
FI:
Foi divulgada na FI n.º 31 (janeiro de 2011) a criação de uma área destinada a informação
específica na página do NetVibes das bibliotecas da UA com uma caixa de pesquisa (
widget
)
para o Portal do INE e as últimas entradas na lista dos Destaques do INE. Que impacto teve
essa iniciativa no acesso à informação estatística e no conhecimento do manancial documental
do INE?
“A criação de áreas das bibliotecas nas plataformas da
Web
Social permitem sempre maior proximidade dos utilizadores”
DS:
As bibliotecas da UA têm procurado, ao longo dos anos, que os seus utilizadores desenvol-
vam competências de literacia de informação estatística de forma a tornarem-se autónomos
e competentes no uso e na gestão das fontes de informação estatística, assim como na pesquisa,
seleção, avaliação e utilização da informação recuperada. Neste sentido, o separador de
informação estatística da página do Netvibes das bibliotecas da UA torna-se uma ferramenta
de trabalho que visa facilitar a pesquisa de informação, bem como a atualização de notícias
sobre esta temática. A criação de áreas das bibliotecas nas plataformas da
Web
Social permitem
sempre maior proximidade dos utilizadores, numa época em que a informação é abundante e
em que se torna fundamental estar onde os utilizadores estão, fornecendo-lhes aí conteúdos
essenciais para o desenvolvimento do seu trabalho académico. Em termos de impacto,
poderemos referir que desde a criação da página do NetVibes, com a divulgação que tem sido
feita, tem aumentado, de ano para ano, o número de visitantes. Só para exemplificar, de 2012
para 2013 houve um aumento de cerca de 1600% (mil e seiscentos)! Este número surpreende,
mas é o resultado desta autonomia criada nos utilizadores, com base num trabalho contínuo
de promoção de competências de literacia de informação estatística e na divulgação que tem
sido efetuada a esta ferramenta, especialmente em sessões de formação presencial.
FI:
estimular a sua utilização incidiu sobre a formação de utilizadoras/es do PA. De 2011 até ao
Sabemos que uma das vossas apostas para dinamizar o acesso à informação estatística e
momento presente quantas formações foram realizadas? O que versaram elas? Quantos
utilizadoras/es foram abrangidas/os e qual
a avaliação que estas/es fizeram
às mesmas?
»
(cont.)
1...,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23 25,26,27,28,29,30,31,32
Powered by FlippingBook