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FI n.º 54

“Mesmo que, através da nossa inventividade, tenhamos aprendido

tanto sobre o mundo, a nossa descrição da realidade será sempre uma obra

inacabada. Querer aprender sempre mais reflete a nossa curiosidade.

Acreditar poder saber tudo reflete apenas a nossa ilusão.

As instituições do Ensino Superior, além (e também em virtude)

do seu papel na formação integral do indivíduo e na criação e

disseminação de conhecimento, são reconhecidamente atores

importantes no processo de produção de inovações científicas

e tecnológicas e, por consequência, no desenvolvimento da

economia e da sociedade.

É certo que a produção de conhecimento exige infraestruturas

adequadas e ambientes estáveis e organizados propícios à investi-

gação, razão pela qual as universidades se destacam como centros

de excelência. O

locus

da investigação envolve, pois, um sistema

integrado que inclui recursos humanos altamente qualificados,

medidas de incentivo e apoio à investigação, realização de eventos

e projetos técnico-científicos cada vez mais globais, sem esquecer

as bibliotecas e os centros de documentação bem munidos e

estruturados. Não obstante, se é certo que o apoio à investigação

propicia a formação de investigadores e o ambiente físico favorável

à sua realização, o inverso não deixa de ser verdadeiro, e os

investigadores também podem ajudar a fazer a diferença.

M. Gleiser

Parece consensual que a criação de riqueza nas sociedades atuais

está cada vez mais subordinada ao conhecimento e ao desenvolvi-

mento de novas ideias, de novos produtos e serviços. Na perspetiva

de alguns autores contemporâneos, designadamente Henry Etzkowitz

e Loet Leydesdorff, o conceito de inovação vai ainda mais longe,

implicando, não apenas algum grau de novidade no conhecimento

transformado em produto, processo ou outra forma de concretização,

mas também a sua aplicação prática no tecido produtivo ou social.

Defendem eles que, através da inovação, a invenção deve tornar-se

rentável para as organizações, especialmente para as empresas. A

inovação será, aliás, determinante para as diferenciar e agregar valor

aos seus produtos ou à sua atividade, podendo conduzir à criação de

mais emprego e à produção de mais riqueza. Em compensação, é

sobretudo por intermédio das empresas que as novas criações chegam

ao mercado, concretizando a inovação tecnológica. Desta forma,

consideram importante incorporar investigadores nos setores produtivos

e aumentar a interação entre as instituições de ensino e investigação

e as empresas.

»

(cont.)

O valor da

Universidade