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FI n.º 54
“Mesmo que, através da nossa inventividade, tenhamos aprendido
tanto sobre o mundo, a nossa descrição da realidade será sempre uma obra
inacabada. Querer aprender sempre mais reflete a nossa curiosidade.
Acreditar poder saber tudo reflete apenas a nossa ilusão.
As instituições do Ensino Superior, além (e também em virtude)
do seu papel na formação integral do indivíduo e na criação e
disseminação de conhecimento, são reconhecidamente atores
importantes no processo de produção de inovações científicas
e tecnológicas e, por consequência, no desenvolvimento da
economia e da sociedade.
É certo que a produção de conhecimento exige infraestruturas
adequadas e ambientes estáveis e organizados propícios à investi-
gação, razão pela qual as universidades se destacam como centros
de excelência. O
locus
da investigação envolve, pois, um sistema
integrado que inclui recursos humanos altamente qualificados,
medidas de incentivo e apoio à investigação, realização de eventos
e projetos técnico-científicos cada vez mais globais, sem esquecer
as bibliotecas e os centros de documentação bem munidos e
estruturados. Não obstante, se é certo que o apoio à investigação
propicia a formação de investigadores e o ambiente físico favorável
à sua realização, o inverso não deixa de ser verdadeiro, e os
investigadores também podem ajudar a fazer a diferença.
M. Gleiser
Parece consensual que a criação de riqueza nas sociedades atuais
está cada vez mais subordinada ao conhecimento e ao desenvolvi-
mento de novas ideias, de novos produtos e serviços. Na perspetiva
de alguns autores contemporâneos, designadamente Henry Etzkowitz
e Loet Leydesdorff, o conceito de inovação vai ainda mais longe,
implicando, não apenas algum grau de novidade no conhecimento
transformado em produto, processo ou outra forma de concretização,
mas também a sua aplicação prática no tecido produtivo ou social.
Defendem eles que, através da inovação, a invenção deve tornar-se
rentável para as organizações, especialmente para as empresas. A
inovação será, aliás, determinante para as diferenciar e agregar valor
aos seus produtos ou à sua atividade, podendo conduzir à criação de
mais emprego e à produção de mais riqueza. Em compensação, é
sobretudo por intermédio das empresas que as novas criações chegam
ao mercado, concretizando a inovação tecnológica. Desta forma,
consideram importante incorporar investigadores nos setores produtivos
e aumentar a interação entre as instituições de ensino e investigação
e as empresas.
»
(cont.)
O valor da
Universidade