RIIBES - Folha Informativa n.º 51 - page 7

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FI
n.º 51
FI:
De que formas, e por que meios, tem o INE divulgado as facilidades que concede no
acesso a informação estatística para fins de investigação científica?
PM:
A divulgação do protocolo e das suas facilidades e formas de acesso é feita em permanência
através da
Internet
, nas páginas do INE e da DGEEC. A DGEEC e a FCT, por sua vez, fizeram
oportunamente uma divulgação sistemática a todas as universidades e centros de investigação.
Pelo lado do INE, tem havido divulgação em conferências, seminários e
workshops
, através de
comunicações específicas sobre esta temática. Em todos os casos, a receção tem sido muito
positiva e estimulante.
FI:
Estão previstos novos desenvolvimentos no âmbito do acesso a informação estatística para fins
de investigação científica?
"O prazer
no trabalho
aperfeiçoa
a obra"
Aristóteles
PM:
Existem duas questões, já identificadas e em estudo
para implementação futura, que são a possibilidade
de o formulário de acreditação poder passar a ser
preenchido integralmente
online
(sistema em
desenvolvimento na DGEEC), e a possibilidade do
acesso aos dados poder também ser feito através de um
acesso remoto seguro (a implementar pelo INE).
FI:
Os pedidos de acesso a informação estatística para fins de investigação científica têm crescido?
E a informação disponível para esse efeito tem aumentado? Está prevista, e para quando, a
disponibilização de (que) outras bases de dados?
PM:
Uma das evidências da excelente aceitação e divulgação deste serviço por parte das/os investi-
gadoras/es é, exatamente, o aumento sistemático de procura que tem vindo a ser registado.
Apesar de uma sazonalidade também existente pelo lado da procura (com particular aumento
no 1.º trimestre de cada ano), a tendência geral é a do aumento do número de pedidos.
É importante observar que não é só o número de pedidos que tem vindo a crescer, mas também
é crescente o número de investigadoras/es que individualmente ou, cada vez mais, em equipa
solicitamo acesso a estes dados.
Um “gestor de cliente” para investigadoras/es
Importa aqui referir que a resposta a um pedido de informação, devidamente acreditado, é
para a esmagadora parte dos casos o início de uma relação que se prolonga entre o INE e as/os
investigadoras/es. Frequentemente, mantêm-se contactos com vista à atualização da informação,
esclarecimentos adicionais sobre a informação recebida/disponível, etc. Para tal, foi criada no
Serviço de Difusão (no Apoio a Clientes) a figura de “gestor de cliente”, que se assume como o
interlocutor privilegiado nas relações entre o INE e as/os investigadoras/es.
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