RIIBES - Folha Informativa n.º 51 - page 9

09
FI
n.º 51
Leonard Da Vinci
"Que o teu orgulho e objectivo
consistam em pôr no teu trabalho algo
que se assemelhe a um milagre”
Muitos milhares de pedidos de informação estatística por ano
Só em 2013, forem recebidos e respondidos mais de 14600 pedidos de informação, dos quais
cerca de 8400 por
email
ou via formulário no Portal do INE. Os restantes 6200 foram respondi-
dos diretamente por telefone. Para além destes pedidos, satisfeitos por técnicas/os de difusão,
ainda houve um pouco mais de 1000 pedidos telefónicos respondidos de forma automática,
sem intervenção de técnicas/os do INE (solução IVR-
Interactive Voice Responce
).
Aposta na
melhoria
permanente
Uma das formas encontradas para monitorizar e avaliar a prestação
deste serviço foi através de um inquérito à satisfação das/os próprias/os
utilizadoras/es, sobre o serviço prestado, a que demos o nome de
“Inquérito pós-serviço” – já abordado em número anterior da Folha
Informativa. Os resultados que estamos a obter mostram sistema-
ticamente que estamos em melhoria permanente – naturalmente,
sempre com espaço para melhorar. A este propósito, é curioso referir
que este inquérito completa no presente mês de maio (dia 19, para
ser mais específico) o seu quarto ano de existência.
FI:
Para além dos produtos estatísticos publicados, disponíveis em diferentes suportes e forma-
tos, a procura de informação que não se encontra publicada é expressiva?
PM:
No caso dos pedidos de investigadoras/es trata-se, essencialmente, de informação que
não se encontra publicada. Nos restantes casos, a esmagadora maioria dos pedidos de
informação é cada vez mais sobre informação publicada, o que, em grande parte, se ficará a
dever ao esforço permanente que o INE tem vindo a fazer na disponibilização de informação
no Portal, nomeadamente na sua base de dados estatísticos.
1,2,3,4,5,6,7,8 10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,...32
Powered by FlippingBook