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FI n.º 54
“Pessoalmente, julgo que existe pelo menos um problema… que interessa
a todos os homens que pensam: o problema de compreender o mundo, nós
mesmos e o nosso conhecimento enquanto parte do mundo.”
Karl Popper
“O ensino é uma
atividade
fundamental
para que a própria
ciência progrida e
vice-versa”
FI
: O que o leva a defender a “necessidade de profissionalizar a ciência em Portugal”?
Claudio Sunkel
: A ciência tem-se desenvolvido durante os últimos 20 anos numa
estreita relação com as Universidades. Uma parte significativa dos investigadores
doutorados, provavelmente 50% ou mais, são docentes universitários com muitas
outras tarefas além da investigação. Têm tarefas de ensino e de gestão dentro dos
próprios departamentos universitários, o que prejudica, de facto, a produtividade
científica. Quando comparamos com os investigadores que se dedicam 100% à
investigação, como os bolseiros ou investigadores contratados, é absolutamente
claro que uma elevada produtividade científica necessita de grande dedicação e
empenho. Essa dedicação não é compatível com o elevado número de horas de
aulas que os docentes têm que cumprir.