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FI n.º 54

“Pessoalmente, julgo que existe pelo menos um problema… que interessa

a todos os homens que pensam: o problema de compreender o mundo, nós

mesmos e o nosso conhecimento enquanto parte do mundo.”

Karl Popper

“O ensino é uma

atividade

fundamental

para que a própria

ciência progrida e

vice-versa”

FI

: O que o leva a defender a “necessidade de profissionalizar a ciência em Portugal”?

Claudio Sunkel

: A ciência tem-se desenvolvido durante os últimos 20 anos numa

estreita relação com as Universidades. Uma parte significativa dos investigadores

doutorados, provavelmente 50% ou mais, são docentes universitários com muitas

outras tarefas além da investigação. Têm tarefas de ensino e de gestão dentro dos

próprios departamentos universitários, o que prejudica, de facto, a produtividade

científica. Quando comparamos com os investigadores que se dedicam 100% à

investigação, como os bolseiros ou investigadores contratados, é absolutamente

claro que uma elevada produtividade científica necessita de grande dedicação e

empenho. Essa dedicação não é compatível com o elevado número de horas de

aulas que os docentes têm que cumprir.